Coluna Radar por César Cabral - 26 de maio de 2024

25/05/2024 18:31


Coluna Radar por César Cabral - 26 de maio de 2024

PP e PMDB vão de “Cabeça”

O bloco liderado pelo governador Fábio Mitidieri (PSD) vai para a disputa da prefeitura de Aracaju com, pelo menos, três chapas já bem definidas. Luiz Roberto (PDT) e Yandra Moura (União Brasil), pré-candidatos a prefeito, terão a concorrência de mais uma chapa governista. Os partidos PP e MDB acertaram os ponteiros e fecharam acordo para a formação de uma chapa liderada pela delegada Danielle Garcia (MDB) e o vereador Fabiano Oliveira (PP), o “Cabeça”. Pelo acordo, a definição de quem será candidato(a) a prefeito(a) ocorrerá mais adiante, após pesquisa de intenção de voto.

Dois a dois

A chapa formada pelo PP/MDB é arquitetada e liderada pelos senadores Laércio Oliveira (PP-SE) e Alessandro Vieira (MDB-SE). O primeiro não bate bem com o prefeito Edvaldo Nogueira e o segundo não tem a menor simpatia pelo ex-deputado federal André Moura, contra quem já disparou petardos violentos. Em princípio, essa é uma chapa do tipo “nem um, nem outra”, exatamente, pelos motivos aqui expostos e que vai para a eleição para o que der e vier. Quem viver verá.

Novo rumo

Depois da reunião realizada na sexta-feira (25), o PP dificilmente aceitará um acordo com o MDB que não seja aquele que tenha Fabiano Oliveira como candidato a prefeito   O senador Laércio Oliveira aposta na popularidade do vereador que, aliada a austeridade de Danielle, tornará o projeto vitorioso. A turma do PP está animadíssima com Fabiano prefeito e Danielle vice.

Solidariedade

O Partido Solidariedade montará uma chapa competitiva para a Câmara Municipal de Arac aju. A afirmativa é do presidente estadual da sigla, ex-deputado Valadares Filho. O partido deverá apoiar a candidatura de Luiz Roberto (PDT).

E a Federação

O clima continua conturbado dentro da Federação Brasil da Esperança, formada pelos partidos PT, PV e PCdoB, no que se refere às eleições em Aracaju. Após o nome da pré-candidata Candisse Carvalho ter sido rejeitado tanto pelo PV quanto pelo PCdoB, a garapa azedou dentro do engenho petista. As alas lideradas por Rogério Carvalho e Márcio Macedo não conseguem falar a mesma língua há algum tempo. Recentemente, a glicose foi para as cucuias após uma declaração feita por Eliane Aquino. A temperatura está altíssima! 

Tudo é possível

E nesse clima de inconstâncias e incertezas, tudo é possível nesta Federação. Sem consenso para a escolha de um candidato a prefeito, não será nenhuma surpresa não haver candidato(a) a prefeito e sim a vereador, somente. Nesse caso, cada partido apoiaria o candidato majoritário da sua preferência. Isso é tudo o que Edvaldo Nogueira sonha, pois a esquerda iria, por gravidade, apoiar Luiz Roberto, seu candidato de centro-esquerda. Calma, isso é só uma hipótese!

Lançamento prestigiado

O lançamento da pré-candidatura de Valberto Lima (PSD à reeleição de prefeito de Propriá, na última quarta-feira (22), foi bastante prestigiado por políticos e lideranças locais. O governador Fábio Mitidieri esteve presente e confirmou o seu apoio ao correligionário que recebeu, também, mensagem do ministro Márcio Macedo, informando que está empenhado na eleição juntamente com o Diretório Municipal do PT.  Valberto mostrou que está vivo e com força para ganhar essa parada.

É pra valer

Pelas bandas de Lagarto, o ex-prefeito e ex-deputado estadual Valmir Monteiro informa, pelas redes sociais, que é pré-candidato a prefeito. Mesmo lutando bravamente contra uma doença, Valmir da Madeireira mostra que é pau para toda obra e vai à luta contra os Saramandaia e Bole-Bole

Honra ao mérito

O jornalista Theotônio Neto recebeu da prefeita de Carmópolis, Esmeralda Cruz, e do vice-prefeito Hyago Cruz, a Medalha de Honra ao Mérito - Cem Anos de Emancipação Política de Carmópolis. Theotônio, que deverá ser candidato a vice-prefeito este ano, disse esperar que daqui a 100 anos a futura juventude possa celebrar em estado de paz e progresso esse profundo sentimento de amor à sua terra e à sua gente.

O buraco é mais embaixo

Durante o período de maio de 2013 a fevereiro de 2020 a prefeitura de Cristinápolis deixou de repassar para o Bradesco as parcelas dos empréstimos consignados realizados pelos pelos funcionários junto ao banco, apesar de ter feito o desconto e a devida retenção dos valores. O montante devido pela prefeitura alcança a soma de R$ 2.390.322,71 e, diante desse pulo do gato ao contrário, o TCE aplicou uma multa de R$ 5 mil ao ex-prefeito do município, João Dantas dos Santos.

Candidato bom de rifa

No município de Pedrinhas, localizado na região da laranja, comenta-se que a disputa pela vaga de candidato a vice na chapa liderada pela prefeita France de Domingos (PSD), que tenta a reeleição, está acirradíssima. Um forte pretendente, conhecido como Cláudio da Rifa, está jogando pesado para rifar o concorrente Netinho Fonseca, o preferido pela base da prefeita. Se a disputa virar uma loteria, ninguém segura o Cláudio da Rifa, que tem dinheiro e conhece do jogo.

Vereadores “faz de conta”

As contas anuais dos prefeitos são julgadas pelo Tribunal de Contas que emite pareceres recomendando aprovação ou rejeição das mesmas, cabendo às Câmaras Municipais efetuar a votação de cada uma delas, a fim de acatar ou afastar as conclusões do TCE. Para mudar a recomendação do TCE, é necessário a manifestação favorável de, pelo menos, ⅔ dos vereadores. Acontece que, até o momento, cerca de 249 contas anuais de prefeitos e ex-prefeitos estão pendentes de votação pelas Câmaras de Vereadores. São contas dos anos de 2003 a 2022, sendo a maioria dos anos 2017, 18 e 19.

Pistolagem intelectual

Com a proximidade das eleições, alguns profissionais da área de comunicação estão sendo contratados a peso de ouro para atuar nas campanhas eleitorais que, por debaixo dos panos, já estão nas ruas. Construindo ou desconstruindo imagens, esses tarimbados artistas são capazes de transformar fakes news em verdades verdadeiras ou mentiras mentirosas, como diria no seu linguajar o saudoso e folclórico Peninha, da antiga Rádio Liberdade. 

Brincadeira de nenen

A legislação eleitoral no Brasil, às vezes, parece coisa de criança. Pela Lei, os candidatos só podem dizer que são candidatos após a realização das convenções partidárias. Entretanto, desde o início do ano que milhares de pretendentes já divulgam seus nomes como “pré-candidatos”. No momento, estamos no período de lançamento oficial das “pré-candidaturas” quando são realizados eventos festivos, com farta divulgação dos possíveis candidatos. Pode tudo e tudo pode, menos pedir voto e dizer que é candidato. Qu-quá-quá.

Santinho do pau oco

Segundo o jornalista Adiberto Souza, a ministra Carmen Lúcia, do TSE, acha que a distribuição dos chamados santinhos nas feiras livres não configura crime eleitoral. Todavia, a magistrada assegura que a farta distribuição do material não pode provocar a poluição visual nem comprometer a aparência dos bens públicos. Mesmo não se tratando do amor, esse é um caso complicado de se entender.

Festa na Paróquia

Desde ontem que Aracaju tem um novo arcebispo metropolitano. Trata-se de Dom Josafá Menezes da Silva que sucede a Dom João José Costa, afastado por problemas de saúde. A solenidade católica foi bastante prestigiada pelo clero, autoridades eclesiásticas, civis e comunidade católica de uma forma geral. O novo arcebispo aracajuano vem da Bahia, da Arquidiocese de Vitória da Conquista, e chega com a missão de dar seguimento ao trabalho pastoral da Igreja Católica em Aracaju.

 

 












Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp