Coluna Radar por César Cabral - 16 de junho de 2024
16/06/2024 06:27
Conversas avançadas
As conversas entre o governador Fábio Mitidieri e o prefeito Edvaldo Nogueira em torno da candidatura da base governista à prefeitura de Aracaju evoluíram bastante, nos últimos dias. O nome do ex-deputado federal Valadares Filho faz parte desse contexto e a possibilidade da sua inclusão no processo muda, consideravelmente, a densidade eleitoral da chapa arquitetada por ambos. Evidentemente, que o Solidariedade é um ingrediente que entra no bolo pelas mãos do chef Márcio Macedo, com a perspectiva de atrair parte significativa da esquerda que anda descontente com o ambiente na Federação Brasil da Esperança. Logo, quando o jogo começar pra valer, saberemos do tanto que cada pré-candidatura é capaz.
Frente ampla
Entrevistado pelo Jornal da Cidade, o presidente estadual do Partido Verde, Reynaldo Nunes, assegura que o equilíbrio ecológico de Aracaju se deteriora a cada ano e que, por isso, é necessário que um moderno Plano Diretor seja implantado. Dessa forma, ele defende a formação de uma frente ampla da esquerda que tenha não apenas o PT, PV e PCdoB, mas outros partidos a exemplo do PDT, Psol, Rede e Solidariedade. Para ele, esse é o melhor caminho para “oxigenar” uma candidatura de centro-esquerda capaz de vencer as eleições e melhorar, ainda mais, a qualidade de vida na cidade.
Tei tei no Arraiá
Segundo a jornalista Rita Oliveira, a pamonha azedou no camarote do Governo, armado no Arraiá do Povo, quando Belivaldo Chagas chegou e por lá encontrou o pré-candidato a prefeito, Luiz Roberto (PDT), que o recebeu perguntando o que ele estaria fazendo ali, se era pré-candidato a vice-prefeito numa chapa “adversária”. Belivaldo pegou ar e perguntou quem era ele pra querer derramar o seu mungunzá. Não fosse a turma do deixa-disso a coisa teria ficado muito mais feia.
De orelha em pé
O Ministério Público Eleitoral deve redobrar a vigilância sobre os veículos de comunicação, sobretudo no interior do Estado, onde palanques eletrônicos estão sendo montados a favor e contra pré-candidatos. Como se não bastasse o crime eleitoral amplamente visível a olhos e ouvidos nus, palavras e afirmações contundentes são ditas e repetidas de forma contumaz, sendo que na maioria das vezes o objetivo é denegrir a imagem pessoal dos opositores. Tem emissora de rádio que abre os microfones para os “ouvintes” e, assim, estabelece uma verdadeira “briga de ponta de rua”. Uma coisa horrorosa!
Ah! essas pesquisas…
A divulgação de pesquisa eleitoral obedece a uma série de critérios determinados pela legislação eleitoral, a fim de garantir a lisura da amostragem e evitar que a maquiagem do resultado favoreça este ou aquele pré-candidato. Não obstante tais precauções, vira e mexe a Justiça manda sustar a divulgação de pesquisas duvidosas. Como sabemos, a multa é pesada para os infratores, além das sérias consequências advindas dessa maracutaia. Malandro demais, às vezes, se atrapalha . Todo cuidado é pouco. Pode pesquisar!
Fora de ordem
Uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas na prefeitura de São Cristóvão não encontrou a casa tão arrumada, como seus gestores gostam de propagar. Segundo técnicos do TCE, alguns secretários acumulam até três remunerações oriundas de cargos públicos. Prova disso é a secretária de Ação Social que terá de devolver mais de R$ 30 mil, por ter recebido salários acima do teto. Casos similares também foram detectados nas secretarias de Educação e da Saúde, que é dirigida por uma filha do prefeito.
Seguindo em frente
Rodrigo Sobral, pré-candidato a prefeito de Capela, quer dar continuidade ao trabalho da atual prefeita Silvany Mamlak, que segundo ele diz, tirou o município das páginas policiais e devolveu esperança e auto-estima à população. Realmente, Silvany é, reiteradamente, reconhecida como uma gestora que investiu bastante nas áreas de educação, saúde, ação social e mobilidade urbana. Não é à toa que a prefeita faz parte da direção nacional de uma entidade que congrega os prefeitos do Brasil.
Capitão em Brasília
Na próxima terça-feira (18) o Capitão Samuel (PP-SE) tomará posse como deputado federal em substituição ao correligionário Thiago Carvalho (PP-SE), que se afastará da Câmara pelo período de 120 dias, mediante pedido de licença. A posse do Capitão está marcada para às 15h. Deputado estadual por três mandatos, o Capitão Samuel tem considerável experiência parlamentar e promete substituir à altura o deputado licenciado.
Dupla inelegibilidade
Ao manter a inelegibilidade por 8 anos de Gilberto dos Santos e seu filho, Dr. Thiago dos Santos, ex-prefeitos de Nossa Senhora das Dores, o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe tira ambos das eleições deste ano. Com Thiago fora do páreo, a Dra. Thamires, também filha de Gilberto e pré-candidata a prefeita pelo PT, deverá contar com o apoio integral do pai. Por debaixo dos panos, claro, uma vez que o mesmo está inelegível e com direitos políticos cassados.
Sai pra lá, Peste!
“Peste Branca” é o nome do show que o humorista Léo Lins faria hoje (16), em Aracaju. Isso mesmo, faria, mas não fará mais! O motivo do cancelamento não foi divulgado mas, é bem provável que tenha sido decorrente do vídeo que o artista gravou, para comunicar o local do evento. Conhecido pelo seu estilo provocativo, Léo Lins extrapolou nos adjetivos negativos atribuídos à capital sergipana. Pelas redes sociais houve uma enxurrada de críticas e reações dos aracajuanos, que se manifestaram frontalmente contrários aos termos pejorativos e provocativos que maculam a nossa sergipanidade. O Léo já foi (tarde) para o Beleléu.
Contas rejeitadas
O Conselho Deliberativo do Club Sportivo Sergipe acatou o parecer do Conselho Fiscal e reprovou as contas da gestão do presidente Ernan Sena, referentes ao exercício de 2021. Várias irregularidades foram constatadas e decisões foram tomadas sem a anuência prévia do Conselho, conforme determina o Estatuto do Club, a exemplo da renovação do contrato do Posto de Combustíveis e aluguéis das lojas. Além do mais, nenhuma informação foi passada sobre o rendimento do programa sócio-torcedor e contratações de jogadores. A prestação de contas da atual diretoria referente ao exercício de 2022 está em análise, faltando documentação, e a de 2023 sequer foi apresentada. Pelo visto, o “vermelhinho” tá no vermelho, dentro e fora de campo.
Futebol pequeno
Líder do seu grupo na série D do Campeonato Brasileiro, o Itabaiana jogará neste domingo (16) contra o Jacuipense, na Arena Batistão, em Aracaju. O jogo não será realizado no estádio Paulo Barreto, em Lagarto, em virtude de que ontem (15) ocorreram duas partidas pelo campeonato amador do município. Como o gramado está bastante castigado pelas chuvas, a diretoria do Itabaiana tentou a suspensão da rodada amadorista, mas os dirigentes lagartenses alegaram falta de calendário disponível, o que poderia contrariar a FIFA. eitchacabrunco!
Homenagem merecida
A Câmara Municipal de Monte Alegre de Sergipe aprovou, no último dia 11, Decreto Legislativo que concede o Título de Cidadão Montealegrense “in memoriam” ao senhor Manoel Alves de Oliveira Santos (Capitão Oliveira), pelo reconhecimento dos bons serviços prestados ao município e à região. O militar comandou por vários anos o Batalhão da Caatinga e foi brutalmente assassinado em 2018, durante uma emboscada; Certamente, a homenagem se estende a todos os integrantes daquele grupamento da Polícia Militar de Sergipe, que tem uma função importantíssima no sertão sergipano.
O doutor vem aí
O advogado e pré-candidato a prefeito de Cristinápolis, Dr. Élison Rodrigues, foi condenado pela Justiça Eleitoral por campanha antecipada. A juíza da 30ª Zona acatou uma Ação movida pelo Diretório Municipal do PV de Cristinápolis e determinou a imediata remoção de adesivos de veículos com a frase “o doutor vem aí”, numa alusão à sua candidatura a prefeito. O não acatamento da decisão implicará em multa diária de R$ 5 mil. Agora, o doutor tá vindo de mansinho, sem muito alarde. Que vem, ninguém duvida; se chega lá, são outros 500.
Que porcaria!
Na última quinta (13), várias pessoas saquearam diversos porcos vivos e mortos que estavam sendo transportados por um caminhão que tombou na rodovia MT-480, no município de Diamantino, no Mato Grosso Essa prática de saquear cargas de caminhão tombado se tornou rotineira de norte a sul do país, sendo que alguns casos ocorrem com o motorista agonizando entre as ferragens ou sendo conduzido por socorristas. Esse tipo de ato criminoso e desumano precisa ser combatido com rigorosidade.
Agora vai
O buraqueiro e corretor de imóveis Bosco Sá é pré-candidato a vereador de Aracaju pelo União Brasil. Figura bastante conhecida dos aracajuanos, costuma bater ponto no calçadão da rua João Pessoa, seu escritório virtualmente natural. Com um bom papo e uma boa conversa, espera que, desta vez, consiga trocar o endereço comercial.
Domingo Bom
Todos os domingos, o ex-senador Antônio Carlos Valadares apresenta o programa “Domingo Bom”, que vai ao ar pela Rádio Cidade FM 99,5 de Simão Dias, das 10h às 12h. Durante o programa, Valadares narra fatos da vida pública, divulga notícias atuais e entrevista personalidades sergipanas. O entrevistado de hoje é o governador Fábio Mitidieri.
Compartilhe