Coluna Radar por César Cabral - 7 de julho de 2024

07/07/2024 05:55


Coluna Radar por César Cabral - 7 de julho de 2024

Dobradinha de sucesso

É assim que pensam os apoiadores da vereadora Emília Corrêa (PL) após o anúncio da pré-candidatura a vice-prefeito do vereador Ricardo Marques (Cidadania). O ato de adesão foi marcado pela presença de expressivas lideranças dos dois partidos e um grande número de simpatizantes da nova aliança. A euforia contagiante tomou conta do ambiente e provocou enorme entusiasmo nos líderes e liderados que apoiam esse projeto. Sem dúvida, uma chapa 100% ficha limpa, bem ao gosto dos perus.

Delegada bate o pé

A delegada Danielle Garcia (MDB) rechaçou, com veemência, os boatos de que estaria desistindo da pré-candidatura a prefeita de Aracaju. De forma clara e sem subterfúgios, ela confirmou que continua firme e decidida em manter a pré-candidatura e que o fake news ora desmentido tinha, apenas, o objetivo de frear o seu crescimento na capital. É isso aí.

Tô fora

Por outro lado, a deputada federal Katarina Feitoza (PSD-SE), também delegada, abriu mão de uma vez por todas de uma possível candidatura à prefeita de Aracaju. Mesmo aparecendo bem na fita, preferiu atender o governador Fábio Mitidieri (PSD) e apoiar Luiz Roberto (PDT), pré-candidato da base governista. Ao anunciar a sua decisão, Katarina disse que, politicamente, é uma mulher de grupo e que o mais sensato, neste momento, é acompanhar o desejo do agrupamento. Falou e disse.

Avança Aracaju

O prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) e o governador Fábio Mitidieri (PSD) protagonizaram uma ato que pode ser o divisor de águas da pré-candidatura de Luiz Roberto (PDT) a prefeito de Aracaju. Os dois conseguiram reunir várias lideranças e grande número de apoiadores durante um evento na zona norte da capital. A chegada da deputada federal Katarina Feitoza pode sinalizar que a porteira está aberta para outras lideranças se engajarem no projeto governista. O sucesso do ato deu novo ânimo na pré-campanha de Luiz Roberto.

Eu voltei

Enquanto isso, o ex-deputado federal Valadares Filho desembarcou em Aracaju, de mala e cuia, desincompatibilizado do cargo que ocupava em Brasília, pronto para participar das eleições da capital. O presidente estadual do Solidariedade é aliado do ministro Márcio Macedo e pode ser o candidato da esquerda aracajuana. Conversas com a Federação Brasil da Esperança e outras siglas estão sendo costuradas há algum tempo. 

Elas por elas?

A situação dentro da Federação Brasil da Esperança continua indefinida. O PV e o PCdoB continuam defendendo um nome que tenha maior representatividade junto à esquerda que Candisse Carvalho. Por outro lado, a declaração do Psol sinalizando que Niully Campos pode ser candidata a vice-prefeita ao lado de Candisse dá outro norte a esse imbróglio. O angu fica ainda mais encaroçado com a possibilidade de Valadares Filho ser apoiado pela Federação ou parte dela. Como diz a música, “amanhã pode acontecer tudo, inclusive nada”.

Estreia das Federações

As Eleições de 2024, que ocorrem no dia 6 de outubro (primeiro turno), serão os primeiros pleitos municipais com a participação de federações partidárias. Três federações estão registradas para disputar, em todo Brasil, os cargos de prefeito e de vereador neste ano, que são: Federação Brasil da Esperança: Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e Partido Verde (PV); Federação PSDB Cidadania: Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e Cidadania (CIDADANIA) e Federação PSOL REDE: Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e Rede Sustentabilidade (REDE).

Sentando a pua

Com nove milhões nos cofres da prefeitura de Propriá, fruto de emenda do senador Rogério Carvalho (PT-SE), o prefeito Valberto Lima reuniu a sua equipe e foi dar a ordem de serviço para o asfaltamento das rodovias municipais que servem aos povoados São Miguel, Santa Cruz, Boa Esperança e adjacências. O ato aconteceu na última sexta-feira (5) e mesmo debaixo de chuva os moradores marcaram presença e festejaram a chegada da tão sonhada obra. Aliados de Valberto acreditam que a realização dessa empreitada ajudará bastante na sua campanha, uma vez que as constantes reclamações da população, por conta da precariedade das estradas, era um gargalo a céu aberto.  

Barrados no baile

Desde ontem, sábado (6), que os pré-candidatos a prefeito e a vereador estão proibidos de participar da inauguração de obras públicas. Quem for fotografado ou filmado nesses eventos terá o registro da candidatura cassado. As prefeituras também estão proibidas de pagar shows artísticos em atos de inauguração de obras.

Combustível de sobra

Pelas redes sociais, o Coronel Pontual está divulgando um extenso relatório em que aponta que a SMTT de N. S. do Socorro gastou uma quantidade absurdamente incompatível com o tamanho da sua frota. Segundo o coronel, a entidade possuía em 2020/21 apenas 4 camionetes e 4 veículos modelo Onix e nesse período marcado pela pandemia do Covid-19, quando se recomendava para o povo ficar em casa, os carros da SMTT consumiram 200 mil litros de óleo diesel e 100 mil litros de gasolina. O detalhe é que tal consumo foi igual ao ano de 2019 e também aos dois anos subsequentes à pandemia. A SMTT precisa explicar essa bebedeira da sua frota.

A lista maldita

O Tribunal de Contas de Sergipe já está com a lista pronta dos gestores que tiveram contas rejeitadas e que não poderão ser candidatos nas eleições deste ano. A mesma será enviada para o Tribunal Regional Eleitoral a fim de que o mesmo não defira candidatura de quem está com a ficha suja. Tem gente cantando de galo antes da hora, mas, lá na frente, ficará como excedente na lista do vestibular do TCE.

Kassab em Lagarto

O pré-candidato a prefeito de Lagarto, Sérgio Reis (PSD), está soltando foguetes para festejar a vinda do presidente nacional do seu partido, Gilberto Kassab, no próximo dia 20, para o ato de lançamento da sua candidatura a prefeito do município. Sérgio acredita que a presença do líder maior do PSD, em Lagarto, ajudará na alavancagem da sua campanha. Até lá, Sérgio Reis espera ter convencido o empresário Zezé Rocha a topar ser candidato a vice-prefeito. 

Confusão dos diabos

Uma passageira que vinha a bordo de um ônibus da Coopertalse, que faz a linha Neópolis/Aracaju, sentiu necessidade de fazer xixi e percebeu que o veículo não tinha toilete. Então, pediu ao motorista para parar pois iria “quebrar o galho” no meio do mato. Resolvido o problema, o ônibus seguiu viagem quando, a certa altura, ela se deu conta de que havia esquecido o celular no local do improviso. Queria, “pôr fim da força”, que o motorista retornasse para recuperar o aparelho. Vendo que o seu pedido não seria atendido, partiu pra cima do condutor e sapecou-lhe um bofetão na caixa de escutar arrocha (ouvido). Terminou tendo que ficar na beira da estrada, sem celular, mas, por um lado, aliviada. 

Mas, que país é este?

Na última semana, o alagoano José Elionaldo dos Santos procurou a Delegacia de Flagrantes de Aracaju e, de forma espontânea, confessou ter matado a esposa de nome Erlane Adelino da Silva, com golpes de paralelepípedo na cabeça. O crime foi praticado no último dia 30 de junho, exatamente há uma semana, em Piaçabuçu, Alagoas. Após prestar o depoimento, o assassino saiu pela porta da frente, assobiando e com as mãos nos bolsos. Réu confesso e passado o flagrante, não foi preso porque não havia mandado de prisão contra ele. E assim caminha a humanidade…

Aniversário do Batistão 

Na próxima terça-feira, 9 de julho, a Arena Batistão completa mais uma primavera. Inaugurado em 1969, há 55 anos, foi o primeiro estádio de futebol do nordeste com tamanha grandeza, graças ao desprendimento e arrojo do governador Lourival Baptista. Desde então, a Praça de Esportes passou por várias reformas e, mesmo assim, até hoje não dispõe de um elevador decente, capaz de facilitar o acesso de jornalistas e autoridades que vão para as tribunas. O equipamento que passa mais tempo quebrado do que funcionando, só tem capacidade para 4 pessoas. O Batistão, orgulho dos sergipanos, bem que merecia ganhar de presente um elevador panorâmico (pra não mexer na estrutura), moderno, eficiente e capaz de facilitar a mobilidade dos seus frequentadores. Não é luxo, é necessidade prioritária e elementar. 

Osmar Farias

A morte do ex-prefeito de Monte Alegre de Sergipe, Osmar Farias, ocorrida na última quinta-feira (4), deixou o sertão mais triste. Prefeito por três vezes, durante muitos anos foi uma reconhecida liderança política na região. Com o seu “jeitão” matuto de ser, tinha um papo agradável e sempre foi uma pessoa acolhedora. Folclórico, faz parte de histórias marcantes da política sergipana.  

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp