Coluna Radar por César Cabral - 21 de julho de 2024

21/07/2024 06:39


Coluna Radar por César Cabral - 21 de julho de 2024

Banho de sangue

O ditador venezuelano, Nicolás Maduro, quer porque quer se perpetuar no Poder. Diante de uma possível derrota nas eleições previstas para o dia 27 de julho, disse, durante um comício na última quarta-feira (17), que o país pode enfrentar um verdadeiro “banho de sangue”, caso ele não seja reconduzido, mais uma vez, para a presidência. A forma arrogante, intimidativa e coercitiva como se dirigiu ao povo venezuelano é típica dos tiranos que se mantêm no Poder pela força da Força. Os pleitos que o elegeram sempre foram marcados por fortes indícios de sabotagem e fraude eleitoral. Mesmo assim, conseguiu desqualificar todas as acusações, passando por cima ou por baixo da Constituição, criando emendas constitucionais  que lhe garantiriam a perpetuação no cargo. Deus tenha piedade da Venezuela!

Casa mal-assombrada

Por 6x5, a Câmara Municipal de Monte Alegre de Sergipe rejeitou a propositura do vereador Henrique de João Gogó (PSB) que daria o nome do ex-prefeito Osmar Farias, falecido recentemente, ao prédio da prefeitura municipal. A homenagem ao líder político, prefeito por três vezes, foi rejeitada por recomendação da prefeita Nena de Luciano (PP), que determinou à sua bancada votar contra o referido Projeto. Até o sobrinho do falecido, vereador Ricardo Farias (União Brasil), assombrado pela determinação de Nena, votou contra a homenagem ao saudoso tio.  Certamente, a prefeita deve morrer de medo de fantasma.

Olho na pista

Quem trafega pelo sertão sergipano deve redobrar a atenção pois, nesse período chuvoso, aumentou, consideravelmente, o número de tratores rodando nas pistas. O perigo é maior à noite, uma vez que alguns veículos não têm iluminação na traseira e outros são equipados com lâminas com dimensões que ultrapassam a faixa de rolamento. 

Festa de Santana

Simão Dias celebra amanhã (22) a Festa de Nossa Senhora Santana, padroeira do município e uma das mais tradicionais do interior sergipano. Tradicionalmente, a Igreja promove um novenário como preparação para o grande evento religioso. O tema deste ano é ‘Por uma Igreja Sinodal que irradia comunhão e reconciliação”. 

Dias contados

A eleição no município de Telha está com seus “Dias” contados na palma da mão e na cabeça dos eleitores. É que o embate final vai terminar ocorrendo entre candidatos pertencentes à mesma família. O prefeito Flávio Dias (PSD), que esperava lançar a prima e vereadora Cláudia Dias (PP), presidente da Câmara, como sua sucessora, agora terá como adversário o filho dela, Neto Dias. O avô de Neto é o falecido Antônio Dias, que foi prefeito mais de uma vez, irmão de Givaldo Dias, pai do prefeito Flávio Dias. Na Telha é assim: nada melhor do que um Dias após o outro. 

Construção sem burocracia

Amanhã (22) o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) estará sancionando a Lei do Licenciamento Autodeclaratório para obras executadas em Aracaju. De autoria do Executivo e aprovada pela Câmara, a nova Lei vai permitir que profissionais responsáveis pelas áreas envolvidas na construção de uma edificação e o proprietário do imóvel possam utilizar um sistema informatizado para solicitar, pela internet, a liberação da licença para a realização da obra. Até então, o processo era feito pela EMURB. Segundo a prefeitura de Aracaju, o novo modelo vai reduzir a burocracia para liberação de licenciamentos.

Convenções partidárias

Com a proximidade do dia 5 de agosto, data limite para a realização das convenções, os partidos começam a divulgar as datas e locais onde irão anunciar os seus candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador. O União Brasil escolheu o Espaço Cultural Gonzagão e no dia 26 anunciará a deputada Yandra Moura como candidata a prefeita e o ex-governador Belivaldo Chagas, candidato a vice-prefeito de Aracaju. Na ocasião, também serão anunciados os candidatos a vereador pelo União Brasil, Podemos, PRD, Mobiliza, DC e Avante, partidos que estarão aliados para os cargos majoritários.

Últimos dos moicanos

O Diretório Municipal do MDB em Aracaju anuncia que fará a sua convenção no dia 4 de agosto, véspera da data limite para tal procedimento. A presidente e pré-candidata à prefeita da capital, Delegada Danielle Garcia, poderá confirmar a sua candidatura ou anunciar adesão ao grupo governista, que terá Luiz Roberto confirmado como candidato a prefeito, exatamente no mesmo dia. Sem mais delongas, vai ou racha ou racha e vai. 

Conexão Progressista

Na manhã de ontem, sábado (20), o Partido Progressistas (PP) lançou o projeto ‘Conexão Progressistas’ com um encontro significativo envolvendo pré-candidatos e pré-candidatas dos municípios de Aracaju e Barra dos Coqueiros. O evento contou com a presença do presidente de honra do Progressistas, senador Laércio Oliveira, o pré-candidato a prefeito de Aracaju, Fabiano Oliveira, o deputado estadual Luciano Pimentel. Nos bastidores, fala-se, com quase absoluta certeza, que Fabiano será candidato a vice-prefeito ao lado de Luiz Roberto (PDT).

Luciano de Menininha

Está confirada para hoje (21) a convenção do Partido Progressistas de Propriá para oficializar a candidaura de Luciano de Menininha a prefeito do município. O evento está marcado para às 10h quando, também, serão anunciados os candidatos a vereador pelo PP, PSB e União Brasil, partidos que compõem aliança para os cargos proporcionais;

 

Devolva-me

O extinto partido PROS, incorporado ao Solidariedade, foi condenado pelo TRE-SE a devolver aos cofres públicos a importância de R$ 24.539,00 (vinte e quatro mil, quinhentos e trinta e nove reais), devido à falta de comprovação da regularidade de utilização dos recursos recebidos do Fundo Partidário. A Justiça considerou como não prestadas as contas relativas ao exercício financeiro de 2018, do Diretório Regional do PROS. Assim sendo, devido a incorporação, cabe ao Solidariedade arcar com o bônus e o ônus advindos do finado PROS. 

Eleitorado brasileiro

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, 155.912.680 eleitores estão aptos para votar este ano, para prefeito e vereador, nos 5.569 municípios do país. Salvador, com 1,96 milhão de eleitores, e Fortaleza, com 1,76 milhão, são os maiores colégios eleitorais do nordeste. O maior colégio eleitoral é o do município de São Paulo, com 9,32 milhões de eleitores. Também em São Paulo está situado o município com menor quantidade de eleitores. É Borá, que tem apenas 1;094 pessoas aptas para votar.

E agora, José?

Advogados que atuam no direito eleitoral  estão queimando as pestanas para argumentar possíveis defesas dos seus clientes depois que o ministro do TSE, André Mendonça, restabeleceu norma  que impede uma Federação partidária de participar das eleições caso um dos partidos que fazem parte dela não tenha prestado contas anuais. Essa norma foi estabelecida na última quinta-feira (18), exatamente, dois dias antes do início do período para a realização das convenções partidárias. Pode ser que haja casos em que a vaca tussa e a porca torça o rabo.

Olha o guincho

Neto Coutinho é pré-candidato a vereador de Aracaju e vem divulgando algumas propostas que defenderá na Câmara, se eleito for. Uma delas é a utilização das faixas exclusivas para ônibus pelos caminhões-guincho. A sua tese é de que, circulando por essa faixa, os tais caminhões retirarão com maior rapidez os veículos enguiçados em vias públicas. Incrível como ninguém pensou nisso antes!! Afinal, enxergar o problema lá na frente e resolver com rapidez, não é para qualquer um.

Cabeça dura

O deputado Luiz Fonseca tem dito que o prefeito de Boquim, Eraldo de Cabeça Dantas, age na contramão da política desenvolvimentista do município ao lançar um candidato à sua sucessão sem qualquer alinhamento com o governador Fábio Mitidieri. Por isso, Fonseca acredita na eleição de Jackson do Mangue Grande. Para o deputado, Eraldo não é apenas de Cabeça Dantas mas, também, de Cabeça Dura.

Bons de cama

A Mesa do Senado decidiu gastar cerca de R$ 157 mil para renovar as camas dos senadores. O presidente Rodrigo Pacheco vai comprar 25 camas box com colchão de molas queen e 30 conjuntos de cama box com colchão de molas “solteirão”. Enquanto isso, muitos eleitores continuam dormindo em camas de pau duro (estrado), sem colchão e sem lençol. Uma desigualdade sem igual.

86 anos sem Lampião

No próximo domingo (28), faz 86 anos que Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, foi morto juntamente com Maria Bonita e outros nove cangaceiros, surpreendidos pela volante do tenente Bezerra, na grota do Angico, em Poço Redondo-SE. Como acontece todos os anos, uma Missa será celebrada para marcar a data, no local onde ocorreu o ataque. Historiadores, jornalistas, estudantes e interessados na trajetória de Lampião e seu bando costumam comparecer para participar do ato religioso. 





Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp