Coluna Radar por César Cabral - 4 de agosto de 2024
04/08/2024 06:16
Lista negra
A presidente do TCE, Suzana Azevedo, entregou ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, Desembargador Diógenes Barreto, a lista contendo a relação dos gestores que tiveram suas contas rejeitadas ou seus atos administrativos julgados ilegais ou irregulares. Os nomes constantes da lista não estão, necessariamente, inelegíveis pois cabe ao TRE-SE analisar caso a caso e decidir quais são aqueles de possível impugnação do registro de candidatura. Na edição deste ano estão, dentre outros, os ex-prefeitos Antônio Machado Neto (Brejo Grande) João Eduardo Viegas (Indiaroba), Elinalda Ferreira Santos (Canhoba), Evanira do Nascimento (Ribeirópolis), José Carlos de Souza (Divina Pastora), Hélio Mecenas (São Domingos), José Nilton de Souza (Pirambu), Manoel Messias Sukita (Capela), Maria das Graças (Santana do São Francisco), Sandra Maria Silva (Muribeca) e Sarina Moreira da Silva (Malhador).
Eu não
A assessoria do ex-governador Belivaldo Chagas se apressou para desmentir que o nome do mesmo esteja nessa lista que o TCE encaminhou para o TRE-SE. O que houve foi um equívoco com relação ao ano que as mesmas foram confeccionadas. Na verdade, Belivaldo consta na maldita relação do ano de 2018, com pendências decorrentes do cargo de secretário de estado da Educação. A turma do deixa disso também informou que todas as imperfeições já foram sanadas e que não há nenhum impedimento para ele ser candidato a vice-prefeito. Tá tudo Okay!
Eu bebo sim
O elevadíssimo consumo de combustível dos veículos da prefeitura de Canhoba foi motivo de denúncia encaminhada ao Tribunal de Contas que, após analisar a planilha da pequena frota, decidiu realizar uma rigorosa auditoria para identificar possível justificativa de tamanha bebedeira. No ano passado, a prefeitura gastou mais de R$ 2 milhões na aquisição de combustíveis. Considerando que o preço médio do litro da gasosa estava em torno dos R$ 5,38, a prefeitura “torrou nos cobre” aproximadamente 372.633 litros. Tal como a Globonews, que nunca desliga, até parece que os carros da prefeitura de Canhoba ficam ligados 24h por dia, inclusive aqueles encostados no pátio. Isso também vai ser investigado. Bebem demais da conta!
Convenções partidárias
O final de semana foi marcado pela realização de várias convenções partidárias visando as eleições em Aracaju e no interior do Estado. Na capital, alguns partidos já haviam definido os seus candidatos a prefeito. O PL terá Emília Corrêa; o Psol Niully Campos e Yandra Moura será candidata pelo União Brasil. Hoje, domingo (4), o MDB fará convenção para homologar a delegada Danielle Garcia como candidata a prefeita. Amanhã, segunda (5), último dia para realizar convenções, dois partidos vão oficializar seus candidatos a prefeito de Aracaju. O Novo referendará José Paulo Leão e o PDT prepara um grande ato para o Iate Clube de Aracaju, qundo irá anunciar Luiz Roberto candidato a prefeito com o vereador Fabiano Oliveira (PP) como candidato a vice-prefeito.
Refugou
O ex-deputado estadual Robson Viana (PT) estava sendo anunciado pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE) como provável candidato a vice-prefeito de Aracaju na chapa encabeçada pela jornalista Candisse Carvalho. Sempre resistente a essa ideia, Viana terminou por agradecer o convite, alegando outros compromissos assumidos anteriormente. Na verdade, Robson Viana vai apoiar Luiz Roberto (PDT), candidato preferido de Jackson Barreto. Diante dessa negativa, durante a convenção realizada ontem (3), o PT escolheu a sindicalista Rosângela Santana, ex-presidente do SINDIPEMA, como candidata a vice-prefeita ao lado de Candisse Carvalho.
“Né pussive!”
O ex-vereador Pedro Firmino está `"por aqui” com a direção do Partido Liberal que, até agora, não lhe garantiu legenda para candidatar-se a vereador de Aracaju. Depois da convenção, Pedro não viu a lista dos candidatos que será enviada ao TRE-SE e tão pouco teve a confirmação que o seu nome está incluído. Chateado, ele disse que já falou com Amorim e José Carlos Machado e nada foi resolvido. Acredita que tem alguém com medo que ele atrapalhe alguém. “Né pussive, um negócio desse”, exclama Pedro, lamentando por estar sendo colocado nessa situação.
Tribunal Eleitoral mais seguro
O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) adquiriu e já instalou uma moderna máquina de raio-X. O dispositivo reforçou a segurança beneficiando magistrados, servidores, colaboradores e as pessoas que frequentam a instituição. A nova máquina (projetada para a revista de bagagens de mão), amplia a capacidade de identificar objetos e materiais que possam representar riscos. Para o TRE, o voto é a única arma que deve continuar secreta.
Prazo eleitoral
O prazo estabelecido para que militares que exercem função de comando se desincompatibilizar varia de acordo com o cargo que irão disputar. Para prefeito e vice-prefeito o prazo estabelecido pela Lei é de quatro meses. Já para quem vai disputar o cargo de vereador, o prazo é de seis meses antes da eleição.
PSD e PL juntos
Essa coligação está firmada em Arauá e foi confirmada na última quarta-feira (31) durante convenção realizada na Câmara Municipal. Bernardo Lima (PSD) será candidato a prefeito tendo como candidato a vice-prefeito Tarcísio Barreto (PL). O lançamento oficial dessa dobradinha contou com as presenças da deputada estadual Maísa Mitidieri (PSD) e de José Ranulfo dos Santos (PSD), prefeito por três vezes do município. A chapa “Pra Frente Arauá” será encaminhada para o TRE-SE no decorrer desta semana.
Convenção concorrida
Ontem, sábado (4) aconteceu a convenção partidária do bloco do 55, em Canindé de São Francisco, liderada pelo candidato a prefeito Kaká Andrade e pelo candidato a vice-prefeito, Wilton da Nova Vida. O ato contou com a participação do deputado estadual Jeferson Andrade (PSD), vereadores, candidatos a vereador e lideranças regionais. Logo cedo, o governador Fábio Mitdidieri (PSD) percorreu a feira livre e cumprimentou feirantes e populares, ao lado do prefeito Weldo Mariano (PT) e Kaká Andrade (PSD), agora candidato a prefeito.
O carma do Carmo
O jornalista e ex-prefeito de Carmópolis, Theotônio Neto, seria candidato a vice-prefeito de Carmópolis, dentro de uma conjuntura arquitetada pelo governador Fábio Mitidieri e aliados. Todavia, o ex-deputado André Moura defendia a indicação do vereador Gladson Garcia (UB), que até ensaiou uma candidatura a prefeito. Preferências distintas e diante de uma persistente divergência, aos dois líderes restou uma alternativa de consenso que foi a manutenção de Yago Cruz, atual vice-prefeito, para disputar a reeleição. A primeira rusga entre os dois, por conta de candidaturas municipais diferentes, foi superada. Como a novela está apenas começando, vamos aguardar os próximos capítulos. Fábio e André terão candidatos diferentes em quase todos os municípios sergipanos.
Mangas de fora
Os apoiadores do prefeito de Propriá, Valberto Lima (PSD), candidato à reeleição, colocaram as manguinhas de fora e ontem (3) deram uma demonstração de força ao realizar uma portentosa manifestação durante a convenção do Partido, ocorrida na sede da AABB. A multidão que percorreu algumas ruas em direção ao local do ato político, mostrou que a disputa pela prefeitura será bastante acirrada, bem diferente do que pensa muita gente.
Maruim
O MDB de Maruim realiza hoje a sua convenção para confirmar a candidatura de Arminda Vieira à prefeita, tendo como candidato a vice-prefeito Sérgio de Angélica. Fazem parte da coligação majoritária os partidos PSB, PSD, Republicanos e Avante.
Falta de ar
Na última quinta-feira (1º), a Polícia Federal deflagrou a segunda fase da Operação “Cianose” com o objetivo de recuperar os recursos desviados na compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste, durante a pandemia. Trinta e quatro mandados de busca e apreensão e medidas judiciais de sequestro de bens foram realizados nos estados da Bahia, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Essa investigação pode chegar a lugares e pessoas, até então, acima de qualquer suspeita.
Lixo no lixo
Desde a sexta-feira, 2 de agosto, o Brasil não deveria mais ter lixões. É o que determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei 12.305/2010. Em 2024, ano que marca o limite de tempo para as prefeituras realizarem as adaptações necessárias, o país ainda mantém esses depósitos de lixo a céu aberto, sem qualquer tipo de controle ambiental, sanitário ou de segurança. Em Sergipe, apenas o município de Porto da Folha não está cumprindo com as obrigações da Lei Federal.
Escapou fedendo
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, foi fotografado ao lado do líder do Hamas, Ismail Haniyeh, durante a posse do presidente do Irã, momentos antes do atentado que matou o terrorista. “Andas com bons, serás um deles; andas com ruins, podes ser morto com eles”. Pelas barbas do profeta, o ditado tá dito.
Compartilhe