Coluna Radar por César Cabral - 1º de setembro de 2024

01/09/2024 07:10


Coluna Radar por César Cabral - 1º de setembro de 2024

Briga de foice

A briga entre o poderoso ministro Alexandre de Moraes, do STF, e o empresário Elon Musk, dono do X (ex-Twitter) está longe de acabar. Depois que o ministro mandou tirar a rede social do ar, após a plataforma descumprir decisão do magistrado, o empresário norte-americano disse ontem (sábado, 31), que publicará a “longa lista de crimes” que, segundo ele, foram cometidos pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, “juntamente com as leis brasileiras específicas que ele violou”. A suspensão da rede social no Brasil é mais um capítulo na longa disputa entre Moraes e Musk, que se arrasta há meses. Em 17 de agosto, o X fechou seu escritório no país e demitiu todos os funcionários locais. Na ocasião, a plataforma afirmou que continuaria disponível para os usuários brasileiros.

Dia D

Amanhã, segunda-feira (2), será um dia decisivo para o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), candidato a prefeito nestas eleições. É que a Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe deverá julgar um recurso apresentado pelo Ministério Público Estadual, sobre um processo acerca do Matadouro Municipal de Itabaiana. Em Primeira Instância, a decisão foi favorável a Valmir. O fato é que os itabaianenses começam a semana com duas decisões importantes. No futebol, o tricolor da serra pode sacramentar, hoje, o acesso à série C do futebol brasileiro. Na política, Valmir de Francisquinho poderá, sequer, entrar em campo, a partir de amanhã. Haja nervos para tanta emoção! 

O bolo é grande

Administrativamente, o município de Aquidabã está vivendo momentos de muitas incertezas em decorrência do afastamento, pelo Tribunal de Justiça, do prefeito municipal Mário de Lucena (União Brasil). Acusado de irregularidades em licitações, lavagem de dinheiro, peculato e organização criminosa, ele foi afastado do cargo pelo prazo de 90 dias, mediante decisão do desembargador Etélio de Carvalho Prado Júnior. 

Vacância de cargo

Como o vice-prefeito Diogo Souza, por ser filho do ex-prefeito e candidato Eurico Souza (Euriquinho), não assumirá o cargo e irá renunciar, para evitar tornar o pai inelegível. A presidente da Câmara, vereadora Tânia de Valter do Segredo, é candidata à vice-prefeita na chapa encabeçada por Ana Helena. Por conta disso, também não assumirá a prefeitura para não comprometer a referida chapa. Quase todos os vereadores, na ordem sucessória, são candidatos à reeleição. Acredita-se que o cargo de prefeito-tampão cairá no colo do vereador Cleto Maia (União Brasil), que não está disputando a reeleição. Amanhã (segunda, 2), na feira de Aquidabã, o cargo de prefeito será a mercadoria mais procurada, com certeza.

Começou a ladainha

Teve início na última sexta-feira, 30 de agosto, a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV, que se estenderá até o próximo dia 3 de outubro. Diariamente, os candidatos estarão expondo as suas propostas em dois horários, de segunda a sábado. Os candidatos ao cargo de prefeito terão duas inserções diárias. Na TV, o horário eleitoral será das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. Já no rádio, o espaço reservado a eles é das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. O horário eleitoral é transmitido por todas as emissoras de rádio, inclusive as Comunitárias. Em todos os canais de televisão abertos e naqueles por assinatura que estão sob a responsabilidade do Senado, Câmara dos Deputados, Assembleias Legislativas e Câmara de Vereadores.

Faltou pouco, pouco mesmo!

A Justiça Eleitoral decidiu pela inelegibilidade de José Luiz Bezerra Júnior, conhecido como Júnior Azevedo, candidato a vereador de Santo Amaro das Brotas. Os juízes do TRE-SE consideraram que ele foi condenado a 6 anos de reclusão até 22 de março de 2017 e que, dessa forma, ficaria inelegível por 8 anos, até 22 de março de 2025. Todavia, ele foi beneficiado com um indulto presidencial, extinguindo a pena, antecipadamente, em 25 de dezembro de 2016. Com tal redução, ele ficou inelegível até 25 de dezembro de 2024, dia de Natal, antes da posse (se eleito) em 1º de janeiro de 2025. Entretanto, para tomar posse, ele teria que ser diplomado em 19 de dezembro de 2024, data da solenidade já confirmada no calendário eleitoral, seis dias antes de se tornar elegível. Por não poder ser diplomado, o Tribunal Eleitoral entendeu que ele não poderia ser candidato. Por menos de uma semana, ele permanece inelegível. Que azar! 

Se esqueceram de mim

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe não acatou o recurso apresentado por Edson Luiz Campos da Silva, ex-prefeito de N.S. do Socorro, que tentava ser candidato a vereador pelo PDT, apesar de não ter sido escolhido candidato na recente convenção partidária. Como na lista enviada ao TRE-SE não consta o seu nome, ele tentou pegar o bonde andando, mas as suas alegações não convenceram os juízes que, por unanimidade, reconheceram que não pode haver candidatura avulsa. O Frei Edson, como também é conhecido, vai ter que peregrinar um pouco mais e aguardar o próximo pleito.

Tô fora!

O PCdoB, mesmo fazendo parte da Federação Brasil da Esperança (PT/PV/PCdoB), decidiu abandonar a campanha da candidata Candisse de Lula (PT) à prefeitura de Aracaju e passou a apoiar o candidato Luiz Roberto, do PDT. O anúncio foi feito em ato realizado pelo Diretório Municipal do PCdoB, com a presença do candidato pedetista. A chegada do partido comunista não somente enfraquece a campanha da candidata da Federação, como, também, impulsiona a candidatura liderada pelo prefeito Edvaldo Nogueira e pelo governador Fábio Mitidieri. Simpatizantes da campanha de Luiz Roberto acreditam no crescimento do candidato nessa reta final.

Chega mais

O ex-deputado estadual Robson Viana (PT), detentor de expressiva base eleitoral em Aracaju, decidiu apoiar a candidatura de Luiz Roberto e do vereador Joaquim da Janelinha, ambos do PDT, pulando fora do barco da Federação Brasil da Esperança. Por cona disso, o senador Rogério Carvalho mandou passar a régua em todos os ocupantes de cargos no Governo Federal, indicados por Robson.. 

Abraço de tamanduá

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Ricardo Vasconcelos (PSD) estava batendo pernas pelo conjunto Augusto Franco quando se deparou com a carreata de Luiz Roberto (PDT) e Fabiano Oliveira (PP), candidatos a prefeito e a vice de Aracaju. Convidado por Fabiano, Ricardo subiu na camionete, trocaram abraços e tiraram fotos. No dia seguinte, ele disse que foi apenas um gesto de urbanidade e de civilidade e que a sua candidata é Yanda Moura. Portanto, nada a ver (ainda) com a Lei de Murici.

Só nós dois

Lembram daquele famoso grupo de 15 vereadores que se uniram para jogar contra o prefeito Edvaldo Nogueira? Daquela turma que encostou o prefeito na parede, por algumas vezes, só restam, de fato, apenas dois: Nitinho e Ricardo Vasconcelos. À rigor, apenas Ricardo, pois Nitinho está deputado federal. A maioria apoia Luiz Roberto e os demais estão divididos entre outras candidaturas.

Contrassenso  escolar

O IFS - Instituto Federal de Sergipe, não consegue concluir a obra de reforma do Campi Aracaju (antiga Escola Técnica), que se arrasta há décadas, e anuncia a construção de mais duas unidades em Sergipe, sendo uma na zona de expansão de Aracaju e a outra em Japaratuba. A prefeita Lara Moura anunciou que já dispõe de R$ 15 milhões para iniciar a sua construção, mas, até agora, a reitoria do IFS não conseguiu escolher o reitor da unidade japaratubense. Nessa área, a política educacional do Governo Federal está deixando muito a desejar. 

Onde há fumaça…

Um ônibus que fazia a linha Circular Praias 2, em Aracaju, pegou fogo e ficou completamente destruído pelas chamas, na manhã de sexta-feira (30). Após observar uma fumaça estranha, o motorista parou o veículo e pediu que os passageiros saíssem imediatamente, evitando uma tragédia. A SMTT prestou Boletim de Ocorrência por suspeita de ação criminosa, pois segundo o superintendente Ricardo Telles, o fato não é normal. Um inquérito policial está em andamento para apurar as causas e esclarecer os fatos.

O adeus a Maria

A morte da ex-senadora Maria do Carmo do Nascimento Alves, viúva do ex-governador João Alves Filho, ocorrida ontem (31), em Aracaju, deixou a sociedade sergipana bastante consternada, sobretudo uma significativa parcela da população de baixa renda que, de uma forma ou de outra, foi beneficiada com os programas sociais por ela criados. Ao longo da sua vida e enquanto primeira dama, Dona Maria buscou, de forma incansável, atender as necessidades dos mais carentes, através de políticas públicas e ações governamentais com tais objetivos. Foi uma mulher guerreira, sincera, decidida, firme nos seus propósitos. Sem dúvida, milhares de sergipanos se sentem hoje órfãos pela ausência da chamada “mãe da pobreza”. São incontáveis os depoimentos neste sentido, expressados por pessoas simples que a conheceram de perto. Que ela vá em paz, na certeza de que a gratidão é um sentimento perene e marcante da sua passagem entre nós. Obrigado, dona Maria!






.

 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp