Coluna Radar por César Cabral - 22 de setembro de 2024
22/09/2024 07:13
TSE libera geral
Portaria assinada pela ministra Cármen Lúcia, presidente do TSE, proíbe a Polícia Rodoviária Federal de realizar verificação da situação veicular dos veículos que trafegarem pelas rodovias federais nos dias 6 e 27 de outubro, primeiro e segundo turnos das eleições municipais. A portaria assinada conjuntamente pelo ministro Ricardo Lewandowski, da Justiça, permite, indiretamente, o transporte de eleitores nas eleições, o que é, por Lei, proibido. Como porteira que passa um boi passa uma boiada, a medida bem que poderia ser estendida aos órgãos estaduais e municipais de trânsito, “facilitando”, ainda mais, a festa da democracia. E viva o Brasil!
Liberem o Tonho
Pegando carona na liberação do transporte de eleitores e para facilitar ainda mais o livre exercício democrático do voto, deveria o eleitor ter o livre arbítrio para escolher o seu domicílio eleitoral, sem a atual exigência de comprovação de residência. Tal medida evitaria excesso burocrático e impediria o recurso do “jeitinho brasileiro” na hora dessas transferências de domicílio. Bastaria o eleitor informar à sua Zona Eleitoral, com antecedência mínima de seis meses, onde pretende votar naquele determinado pleito. Simples, prático, sem subterfúgio e muito legal. Né isso?
Eleição virtual
Ultimamente, os Tribunais, em todas as suas esferas, vêm adotando o modo virtual para a realização de Sessões plenárias, quando são prolatadas importantes decisões jurídicas. De igual modo, operações bancárias são realizadas via internet, com rapidez e segurança para a clientela que ficou livre das longas esperas nas filas nos bancos. O TSE bem que já poderia estar desenvolvendo um sistema de votação virtual, com a mesma segurança das suas urnas eletrônicas, para dar mais celeridade aos pleitos e oferecer mais comodidade aos eleitores que, desta forma, votariam de suas residências ou enquanto estivessem viajando, utilizando tão somente o aparelho celular. O custo financeiro, certamente, cairia a nível alarmante, gerando uma considerável economia ao país.
Eleição virtual 2
As eleições da Ordem dos Advogados de Sergipe, programadas para a segunda quinzena de novembro deste ano, serão realizadas, também, de forma “on line”, conforme autorização da Comissão Eleitoral da OAB nacional, que confirmou que a OAB-SE está apta a realizar a votação na modalidade virtual. As eleições na Seccional de Sergipe serão realizadas por empresa credenciada pelo Conselho Federal da Ordem, responsável pelas eleições virtuais nas demais Seccionais que optaram pela modalidade.
Violência descabida
Um dos assuntos mais comentados na semana passada, nos bastidores políticos, foi a agressão praticada pelo advogado e candidato a vereador por Capela, Dr. João Batista dos Anjos, contra a prefeita do município, Silvany Mamlak. A forma truculenta e uso de palavreado incompatível com a formação acadêmica do agressor levou a Ordem dos Advogados do Brasil (Seccional Sergipe) a manifestar sua total solidariedade à prefeita municipal, Silvany Mamlak, em razão da divulgação de um áudio, de autoria do referido operador do direito, que configura um ato de violência política de gênero no contexto das eleições municipais.
Violência descabida 2
Em nota, a OAB/SE disse que repudia veementemente qualquer comportamento que desrespeite e deprecie as mulheres, especialmente em situações de disputa eleitoral. Agressões dessa natureza, diz a nota da Ordem, “além de serem inadmissíveis, são totalmente incompatíveis com os valores e princípios que regem a advocacia. Por isso, adotará todas as providências cabíveis no âmbito disciplinar, conduzindo a investigação da conduta do advogado envolvido com celeridade e rigor, assegurando que a justiça seja feita e que medidas adequadas sejam tomadas”. A sociedade sergipana espera que a apuração dos fatos não se resuma a apenas uma nota de desagravo. A Comissão de Ética precisa agir de forma exemplar para evitar que tais violências não continuem ocorrendo como se fossem prerrogativas machistas. Os tempos mudaram, há muito tempo!
A força das mulheres
A coligação “Pra Aracaju Avançar de Verdade” que tem Luiz |Roberto (PDT) como candidato a prefeito de Aracaju, realizou, na última quinta-feira (19), a caminhada das mulheres e deu demonstração de que o grupo está forte e vivo pela disputa da prefeitura. O grande número de mulheres presentes no ato, que saiu da Colina do Santo Antônio em direção ao centro comercial de Aracaju, foi uma prova de que as mulheres estão engajadas na política e que farão a diferença nesta eleição. Os apoiadores da coligação saíram entusiasmados com a força das mulheres.
Carminha pela bola 7
A candidata a prefeita de N.S.do Socorro, deputada Carminha Paiva (Republicanos) após ter o pedido de candidatura negado pelo Juiz eleitoral da 34ª Zona Eleitoral, José Antônio de Novaes Magalhães, entrou com recurso junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, tentando reverter a situação e manter a sua candidatura. A coligação “Avança Mais Socorro” poderia ter trocado a candidata até a última segunda-feira, dia 16 de setembro (prazo fatal para troca de candidatos), mas, preferiu insistir na tese de que ela não é mais esposa do padre Inaldo, prefeito do município. O recurso já está no TRE-SE e deve ser julgado até a próxima quarta-feira (24).
Mesma sinuca de bico
Caso bastante parecido ocorreu em General Maynard, onde a juíza Andréa Caldas de Souza Lisa ao julgar uma Ação de Impugnação de Registro de Candidatura contra Marcones Melo de Souza Santos, filho adotivo do prefeito Valmir de Nira (PSD), decidiu pelo indeferimento da sua candidatura e deu prazo de 10 dias para que o partido apresente um substituto. De igual modo, De Nira fez ouvidos de mercador e seguiu com a candidatura do filho adotivo, preferindo recorrer ao TRE-SE. Filho adotivo e esposa sem papel passado estão na mesma caçapa.
Passe livre
Desde ontem (21) até o dia 8 de outubro, dois dias após o primeiro turno das eleições municipais, nenhum candidato poderá ser preso, salvo em caso de flagrante delito. O candidato que for preso durante a campanha eleitoral, será conduzido ao juiz competente que, se verificar qualquer ilegalidade na detenção, “a relaxará e promoverá a responsabilidade do coator”.
Barrados no baile
A Polícia Federal (PF) atualizou o número de candidatos às eleições municipais que foram presos na última sexta-feira (20), . Segundo a PF, 36 candidatos que estavam com mandado de prisão em aberto foram capturados pelos agentes, sendo que 31 prisões foram confirmadas no último dia que candidatos podiam ser presos, sem flagrante. As prisões foram efetuadas em Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Maranhão, Acre, Rio Grande do Sul, Sergipe, Roraima, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.
Olha o fogaréu
Em várias regiões do país o fogo está queimando pastagens e lavouras, causando enormes prejuízos à nação e aos brasileiros que se dedicam ao agronegócio. Mais ardente do que as labaredas do campo é a triste e revoltante possibilidade de que sejam incêndios criminosos. É preciso que o serviço de inteligência das polícias brasileiras busquem a identificação desses incendiários para que sejam punidos de forma exemplar. Não se pode baixar a guarda nesse fogo cruzado.
Eleições conturbadas
As últimas eleições para reitor da Universidade Federal de Sergipe foram marcadas por muitos questionamentos quanto às suas legalidades para a escolha do magnífico de forma democrática e cristalina. Setores do meio universitário, que fazem parte da comunidade e que não comungam do regimento vigente, alegam que falta apenas “um cabelo de sapo” para que as eleições sejam feitas de “cartas marcadas”. Isto porque, os representantes da sociedade civil que integram o tal Colégio Eleitoral, são indicações do reitor de plantão e, assim sendo, seus eleitores de cabrestos. Pelo sim, pelo não, eleição neste país é sempre cheia de mimimi. De Miss a vigia de quarteirão, tem sempre alguém na contramão.
Eleições facílimas
Os prefeitos de Jaramataia-AL (a 170 km de Maceió) e Mar Vermelho-AL (a 122 km de Maceió) estão indo às ruas fazer campanha apenas para mostrar serviço, pois são os únicos que concorrem aos cargos. Para se elegerem, basta votarem em si mesmos. Os municípios têm mais uma coisa em comum: todos os candidatos a vereador são do mesmo partido, o MDB. E tem mais: os atuais vereadores são candidatos à reeleição e em cada município, há nove vagas em disputa e dez candidatos. Ou seja, apenas um candidato a vereador ficará de fora, mas, em compensação, será primeiro suplente. Tanto em Jaramataia quanto em Mar Vermelho. Eitcha Alagoas que tem coisa!
Muita calma nessa hora
A Polícia Militar deve estar sempre preparada para garantir a ordem durante as manifestações populares e a eleição municipal é, talvez, a maior de todas elas. A candidata a prefeita de Aracaju, Candisse Carvalho (PT), reclamou de uma ação policial que tentou impedir um ato de campanha da sua coligação, em plena Aracaju. A panfletagem que estava sendo realizada na Av. Hermes Fontes, onde todos os candidatos fazem, foi barrada pela PM. O Alto Comando da nossa briosa Polícia Militar deve ficar de sentinela permanente, pois o pior pode estar acontecendo no interior do Estado, onde ainda existem políticos que se acham coroneis sem patente. A PM não pode permitir esse tipo de coisa.
A primavera começa hoje
A primavera é uma das quatro estações do ano e é conhecida como a estação das flores devido à floração que ocorre nesse período, deixando as paisagens ainda mais bonitas, dando à atmosfera um clima de renovação. A primavera ocorre de 22 de setembro a 22 de dezembro, entre o inverno e o verão.
Compartilhe