O dia em que Hitler atacou Sergipe
26/05/2023 17:35
A noite de 15 para 16 de agosto de 1942 ficou marcada na história de Sergipe como uma tragédia que abalou a região.
Foi nessa fatídica noite que três navios brasileiros foram torpedeados pelo submarino alemão U-507, resultando em uma perda devastadora de vidas humanas. O primeiro ataque ocorreu por volta das 19h, na costa sergipana, e quase 600 pessoas perderam suas vidas nesse ato de guerra.
À medida que o tempo passava, os corpos das vítimas começaram a chegar às praias de Sergipe, desde Estância até Barra dos Coqueiros.
Essa triste realidade abalou profundamente a população local, que começou a exigir uma resposta do Brasil diante desse ataque brutal. Foi nesse contexto que, sete dias após o incidente, em 22 de agosto, o Brasil declarou oficialmente guerra à Alemanha, em um gesto de solidariedade às vítimas e de defesa de sua soberania.
Em honra às vítimas e como forma de manter viva a memória desse trágico acontecimento, Sergipe preserva até hoje uma homenagem simbólica. Temos a Praia dos Náufragos, uma praia localizada em território aracajuano, que leva esse nome em memória daqueles que perderam suas vidas naquele dia. Além disso, há a Rodovia dos Náufragos, uma importante via que atravessa a região, também nomeada em homenagem às vítimas do ataque.
Compartilhe