Coluna Radar 11 de junho de 2023 - Por César Cabral

11/06/2023 06:37


Coluna Radar 11 de junho de 2023 - Por César Cabral

Além fronteiras

O ministro Márcio Macedo, da Secretaria-Geral da Presidência da República, tem se destacado bastante pela sua atuação em Brasília, cujo gabinete tem sempre as portas abertas para receber os peregrinos prefeitos que vão ao planalto central em busca de recursos e soluções para os seus municípios. Sempre solícito, Márcio acolhe, de forma republicana, todos que por lá aparecem, independente de sigla partidária. Essa forma de fazer política lhe credencia para executar novos projetos em 2026. 

Além fronteiras 2

Segundo o jornalista Adiberto Souza, o ministro Márcio Macedo convidou o governador do Acre, Gladson Cameli (PP), para visitar Sergipe, o país do forró. No roteiro, conhecerá Estância, a cidade do barco de fogo e terra natal do advogado Gumercindo Bessa, que se notabilizou nacionalmente pela brilhante defesa jurídica na questão da fronteira do Acre com o Amazonas e no acordo internacional que possibilitou a anexação do território boliviano ao Brasil. Vindo a Sergipe, o governador acreano verá que o São João de Estância, tal como o sergipano Gumercindo, é, realmente, “bom à bessa”. 

Sergipano quer tirar Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é alvo de um novo pedido de impeachment na Câmara dos Deputados. O documento com 47 assinaturas, encabeçado por deputados do PL, tem também o apoio de quatro parlamentares do PSD, MDB e União Brasil, partidos que compõem a base do presidente. O requerimento não tem efeito imediato e precisa do aval do presidente da Casa para tramitar. De Sergipe, apenas Rodrigo Valadares (União Brasil) assinou o pedido.

Reforma de agá

Há anos que o Brasil tenta e o povo anseia por uma reforma tributária que reduza a elevadíssima carga tributária, tirando das costas dos produtores e consumidores esse maldito fardo por demais pesado chamado imposto. Entra e sai Governo e esse mote de campanha não consegue sair do papel. Novamente, o pacote está no Congresso para apreciação e votação pelos parlamentares. Entretanto, o que se ouve falar são as mesmas coisas de sempre. Um puxadinho daqui e outro dali e, no frigir dos ovos, nada ou quase nada vai mudar. A perspectiva é que vão unificar alguns impostos diminuindo a quantidade deles mas, sem reduzir a massacrante carga tributária. E a perua continua cantando no mesmo tom.

Nova Mesa

Sem maiores surpresas, os deputados estaduais elegeram a nova Mesa Diretora da ALESE para o biênio 2025/26. Da atual diretoria, apenas houve mudança na Quarta Secretaria, uma vez que o deputado Paulo Júnior (PV) deu lugar a Georgeo Passos (Cidadania). Há quem diga que o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana (MDB), o criador da criatura, perdeu espaço na base do Governo. Será?

O IPES tem jeito

O desmantelamento do IPES não é coisa de agora. O outrora sólido Instituto de Previdência com recursos abundantes que lhe permitiram realizar empréstimos para segurados e até construir um condomínio habitacional, foi, ao longo dos últimos 20, 30 ou 40 anos tendo redução assustadora de receita e aumento considerável do número de segurados. Independentemente de boas ou más administrações, esse fato, por si só, foi fundamental para que a instituição começasse a fraquejar das pernas. Isso é incontestável, mesmo que não seja a única causa da decadência do IPES.

Tem culpa eu?

Procurar culpados parece não ser uma boa alternativa, uma vez que tal dilapidação, como se sabe, não decorreu de uma hora para outra. Foram sucessivos fatores, muitos até do conhecimento público, que motivaram tal situação. Durante todos esses anos, governadores e gestores têm, cada um, uma parcela de culpa. Uns menos, outros mais. Muitos deles já não estão mais aqui para prestar conta das contas. Como uma tragédia amplamente anunciada, a tendência era que, mais cedo ou mais tarde, um freio de arrumação teria que ser implementado. Que esta reorganização do IPES, que está sendo posta agora, seja para devolver o Instituto aos seus segurados, com a presteza e solidez outrora. Só assim valerá tamanho sacrifício dos contribuintes.

De volta ao começo

O vice-prefeito de Propriá, Rafael Sandes, foi nomeado pelo prefeito Valberto Oliveira (PSD) para responder pela Secretaria Municipal de Educação, cargo que ocupou durante a gestão do prefeito Iokanaan Santana (PSB). Naquela oportunidade, o município ficou na rabada, de acordo com a avaliação do IDEB. Como secretário de Educação de Propriá, Rafael Sandes respondeu processo administrativo e teve que devolver recursos por ter assumido o cargo enquanto estava em estágio probatório, como professor do Estado. 

E tome multa

Após Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE), a Justiça do Trabalho condenou o município de Propriá a contratar aprendizes em situação de vulnerabilidade socioeconômica ou risco social no âmbito da Administração Pública. Ainda houve condenação ao pagamento de indenização por dano moral coletivo no valor de R$ 300 mil. O município terá, ainda, que elaborar, no prazo de 90 dias, diagnóstico do trabalho infantil no seu território, identificando as crianças e adolescentes encontrados em situação de trabalho infantil. 

Valeu, Silvinha!

Durante o São João VIDAM, Festival de Cultura e Gastronomia da Fazenda Escurial, que acontece neste domingo (11/06), em Itaporanga D’Ajuda, o público presente vai reviver os tempos áureos das festas juninas da época do Império, com muita comida típica e uma programação musical de boa qualidade. Por iniciativa dos organizadores, algumas personalidades e instituições que contribuem ou contribuíram para o fortalecimento do turismo sergipano serão agraciadas com a Comenda do Mérito ao Turismo de Sergipe, que recebe o nome da jornalista Silvia de Oliveira. Silvinha, como era conhecida, nasceu em Propriá e dedicou a sua vida ao turismo sergipano, principalmente na divulgação das belezas do rio São Francisco, enquanto foi secretária municipal de Canindé de São Francisco. Morreu muito jovem, vítima de câncer. 

Sonífera ilha

Moradores dos condomínios Biratan Carvalho e Marta Ferreira, localizados no bairro Aruana, Zona de Expansão de Aracaju, passaram dias ilhados por conta das fortes e constantes chuvas caídas na capital sergipana, durante a última semana. A Defesa Civil foi até o local, mas “não se viu” nada de concreto. Se não fosse o sol, que deu as caras por lá, até hoje a turma estaria com água na canela. Até parece que a prefeitura só aparece para cobrar o IPTU.

Bem cotado

O ex-prefeito de Aquidabã, Eurico de Souza (foto), está bem cotado para vencer as eleições do próximo ano e voltar à prefeitura em 2025. Ele continua exercendo atividade de pecuarista no município e sempre marca presença nos eventos que ocorrem na região. Com a popularidade em alta, tudo leva a crer que será o candidato do grupo do atual prefeito, Mário Lucena.

Anulada eleição da Rainha dos Caminhoneiros 

A Justiça determinou a desclassificação da vencedora do Concurso para eleger a Rainha dos Caminhoneiros de Itabaiana 2023 e mandou a Prefeitura passar a faixa para a segunda colocada no certame. Segundo decisão da juíza da Segunda Vara Cível, Dra. Taiane Danusa Gusmão, a vencedora, Katiane Menezes tem 32 anos e, por isso, desrespeitou um dos requisitos do concurso, que era a idade máxima de 25 anos das candidatas. A decisão decorre de um mandado de segurança da defesa da segunda colocada, Endilly Barreto Góis, que se sentiu prejudicada.

Salve a rainha

Diante de tal decisão, a prefeitura de Itabaiana ainda buscou tapar o sol com uma peneira, tentando um acordo com representantes das duas candidatas, apresentando três propostas que não foram aceitas pela defesa da vitoriosa.  Sem outra saída, na noite de ontem (10/06), promoveu a coroação de Endilly Barreto como a Rainha dos Caminhoneiros. Papo encerrado, o fato é que, literalmente, a coroa perdeu a coroa. No Brasil é sempre assim: até em eleição para vigia de quarteirão, se vacilar, tem trambique! Eitcha povinho! 

Usuários sem ônibus

Os usuários de ônibus da Grande Aracaju continuam pagando penitência nos finais de semana, por conta da drástica redução da quantidade de veículos que são colocados nas ruas. Quem precisa utilizar ônibus para ir à feira, supermercado, visitar parentes ou mesmo pegar um bronze na praia, passa horas e horas ao Deus dará, sentado (ou em pé) nos pontos de ônibus.. Um verdadeiro desrespeito com a classe trabalhadora que sustenta esse tipo de serviço.

Mudanças na CNH

Está tramitando no Senado, o Projeto de Lei 6.485/2019, de autoria da senadora Kátia Abreu (PP-TO), que trata de algumas mudanças na forma de obtenção da chamada “carteira de motorista”. Além do novo formato da CNH, o projeto da senadora do Tocantins dispensa a obrigatoriedade do pretendente fazer várias aulas em Autoescolas, pagando preços elevados. A novidade é que o aluno pode aprender a dirigir de outras formas, com os pais por exemplo. Isso evitaria uma despesa de aproximadamente R$ 3 mil. Todavia, os exames de conhecimento técnico e prático continuarão sendo realizados pelos DETRANs. 

Se ligue, João!

Os motoristas que tentam driblar os radares, dando uma de “João Sem Braço” com aquela famosa freada antes do equipamento medidor de velocidade para evitar multas, devem ficar atentos. Ainda em fase experimental, uma nova tecnologia de fiscalização está sendo testada em cidades brasileiras como Curitiba (PR) e também no interior de São Paulo. Com certeza, será aprovada e logo chegará por aqui. Se ligue, Mané!

Ajude a quem precisa

Este armário solidário está colocado no Calçadão da 13 de Julho, em Aracaju. Destina-se a guardar roupas e utensílios de uso pessoal, para serem retirados por moradores de rua. Uma ideia brilhante e de elevado cunho social que deve ser compartilhada por todos que têm algo sobrando e que pode ser utilizado por quem, de fato, precisa. Agasalhos e roupas de lã são importantes nesse período chuvoso. Para colaborar, basta passar por lá e colocar a sua doação.

A Coluna Radar é publicada nos sites Radar Sergipe e 93 Noticías e no Jornal Sergipe Online

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp